VIABILIDADE DOS PORTOS NO PARÁ
DE CAMETÁ,CARAPAJÓ E OEIRAS DO PARÁ
AUTORIA MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
MARABÁ(PA)BRASIL, 11-09-2019
APRESENTAÇÃO:
Hoje se trabalho no
comércio externo brasileiro com os ARCOS NORTE-NORDESTE que vai de ILHÉUS BA a
PORTO VELHO RO , para o escoamento da soja,milho e outros produtos vinculaods
ao agronegócio etsá sendo utilizado PORTO VELHO RO(navios de porte médio) com
valdeação em ITACOATIARA AM (onde recebe naviós de ultramar); SANTARÉM PA onde
tem porto de águas profundas para receber navios de ultramar , em MIRITITUBA PA no rio TAPAJOZ recebe navios de médio porte tendo que fazer valdeação em SANTARÉM PA ou
SANTANA/MACAPÁ AP onde pode receber navios de ultramar .
O Porto de ITAQUI em
SÃO LUIZ MA recebe a BR 222 e a FERROVIA
CARAJÁS que traz
soja,milho,minerios e outros produtos agrícolas ,porém O PORTO DE ITAQUI EM SÃO LUIZ MA sofre
problemas de congestão porque a soja e milho tem que dividir o espaço com o
minério de CARAJAS , A FEROVIA DE CARAJAS tem 900 km de PARAUAPEBAS PA ate SÃO LUI Z MA passando por MARABÁ
PA,AÇAÍLANDIA MA(onde recebe a FERROVIA NORTE SUL) ,SANTA INÊS MA ; atualmente
BARACARENA PA com BELÉM PA é uma válvula de escape .
CAMETÁ PA fica no
norte do PARÁ a 140 km de BELÉM PA ,400 KM de MARABÁ PA e140 km de TUCURUÍ PA ,sendo nescessario
asfaltar a estrada TUCURUÍ-CAMETÁ ; a distancia que separa CAMETÁ PA a
CARAPAJÓ PA é de 20 km pelo largo RIO TOCANTINS na travessia de balsa
tanto CAMETÁ como CARAPAJÓ tem condições de receber navios de ultramar,
CARAPAJÓ está ligada por asfalto a BELÉM-BARCARENA ; Quanto OEIRAS DO PARÁ tem
que abrir e asfaltar 50 km de estrada de CAMETÁ a OEIRAS DO PARÁ .
CONCLUSSÕES:
No futuro ante uma congestão dos portos de MIRITITUBA
PA,BARCARENA PA, SANTARÉM PA ;o já congestionado PORTO DE ITAQUI EM SÃO LUIZ
MA os futuros PORTOS DE OEIRAS DO PARÁ
PA, CARAPAJÓ PA e CAMETÁ PA poderam ser uma válvula de escape ,além de criar
novos empregos ,intensificaro comercio externo brasileiro
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