PORTOS SECOS E ZIEP NA FERROVIA DE CARAJÁS E FERROVIA NORTE
SUL DO BRASIL.
AUTORIA MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
MARABÁ(PA)BRASIL 29-08-2019
APRESENTAÇAO
A FERROVIA DE CARAJÁS liga PARAUAPEBAS PA,MARABÁ
PA.AÇAÍLANDIA MA,SANTA INÊS MA,SÃO LUIZ
MA .
A FERROVIA NORTE
SULDO BRASIL atualmente liga ESTRELA DO OESTE SP,OURO VERDE GO,SANTA HELENA
GO,GOIANIA GO,ANÁPOLIS GO,CAMPINORTE GO,FIGUEIRÓPOLIS TO,GUARAÍ TO,GURUPÍ TO,
PALMAS TO,COLINAS DO TOCANTINS TO,PARAISO DO TOCANTINS,ARAGUAÍNA TO ,ESTREITO
MA,PORTO FRANCO MA,IMPERATRIZ MA,AÇAÍLANDIA MA ;tendo projeto no futuro de ser
prolongada para o sul a LONDRINA PR,RIO GRANDE RS;para o norte tem projeto de
prolongar 500 km de AÇAÍLANDIA MA a BARCARENA /BELÊM PA .
AS MINHAS SUGESTÕES:
Estabelecer os portos secos para despois transformar elas em
ZIEP ZONAS DE IMPORTAÇÃO E, EXPORTAÇÃO E PROSCESAMENTO já
queas FERROVIAS NORTE SUL DO BRASIL e CARAJÁS passam por uma região agrícola produtora de
grãos e em franca expansão de industrias .
Em primeiro lugar estabelecer PORTOSECOS/ZIEP em AÇAÍLANDIA
MA na convergencia das FERROVIAS DE
CARAJÁS com a NORTE SUL DO BRASIL .
Em segundo lugar estabelecer portos secos com a
transformação posterior em ZIEP em PARAUAPEBAS PA ,MARABÁ PA,SANTA INÊS MA ao longo da FERROVIA DE CARAJÁS.
Em terceiro lugar estabelecer PORTOS SECOS para despois se
converter em ZIEP :ESTRELA DO OESTESP, OURO VERDE GO,SANTA HELENA GO,GOIANIA
GO,NA´POLIS GO,CAMPINORTE GO,FIGUEIRÓPOLIS TO(ENCONTRO COM A FERROVIA DE
INTEGRAÇÃO OESTE LESTE),GUARAÍ TO, GURUPÍ TO,PALMAS TO, COLINAS TO, PARAISO TO,
ARAGUAÍNA/BABAÇULANDIA TO(ONDE JÁ TEM O TERMINAL FERROVIARIO),ESTREITO/PORTO
FRANCO MA ,IMPERATRIZ MA, BARCARENA PA.
Em quarto lugar o traçado recomendado da FERROVIA NORE
SUL DO BRASIL seria de AÇAÍLANDIA,DOM
ELISEU PA, SANTA MARIA DO PARÁ,CASTANHAL PA ,ALÇAS DO PARÁ,BARCARENA
PA(CONTRUINDO UMA PONTE RODO FERROVIARIA
NA BAHIA DE GUAJARÁ),BELÉM PA estabelecendo PORTOS SECOS e posteriormente
ZIEP em DOM ELISEU PA ,SANTA MARIA DO PARÁ,BARCARENA PA .
Em quinto lugar o traçado sul recomendado para A FERROVIA
NORTE SUL seria ESTRELA DO OESTE SP LONDRINA PR,PONTA GROSSA PR,VIDEIRA SC, TUPANCIRETÁ RS,GETULIO
VARGAS RS,CRUZ ALTA RS,SANTA MARIA RS(APROVEITANDO O TRAÇADO JÁ EXISTENTE DE
BITOLA ESTREITA CONVERTENDO EM BITOLA
MISTA DE 1 METRO+1,60 METRO),sendo prolongada a SÃO GABRIEL RS ,para ligar o
ramal SÃO GABRIEL RS,DOM PEDRITO RS,BAGÉ RS ,PELOTAS RS ,RIO GRANDE RS
Podendo estabelecer PORTOS SECOS e posteriormente ZIEP em
LONDRINA PR ,PONTA GROSSA, PR,VIDEIRA SC,CRUZ ALTA RS,TUPANCIRETÁ RS.GETULIO
VARGAS RS,SANTA MARIA RS,SÃO GABRIEL RS,DOM PEDRITO RS,BAGÉ RS,PELOTAS RS ,RIO
GRANDE RS.
Em sexto lugar ligar A FERROVIA NORTE SUL DO BRASIL com
ARGENTINA e URUGUAI cujos traçados já
existem sendo que A FERROVIA MESOPOTÁMICA GENERAL URQUIZA(LESTE DA ARGENTINA É
BITOLA MÉDIA,A MAIORIA DA ARGENTINA É BITOLA LARGA) e URUGUAI que é bitola
média ,neste caso se unificaria na bitola larga de 1,60 metro, de SANTA MARIA RS seguiria a CAEQUÍ RS onde um ramal partiria a ROSARIO DO SUL RS
,SANTANA DO LIVRAMENTORS/RIVERA URUGUAI seguindo a MONTEVIDÉU URUGUAI,; e outro
ramal seguiria de CACEQUÍ RS pelo traçado já exsitente a ALEGRETTE
RS,URUGUAIAAN RS/PASO DE LOS LIBRES-CORRIENTES- ARGENTINA para seguir a BUENOS
AIRES,já que pela PONTE INTERNCIONAL PASO DE LOS LIBRES/URUGUAIANA tem um
grande fluxo de trens e auto´moveis e camiões
tendo as ESTAÇÕES ALFANDEGARIAS DE PASO DE LOS LIBRES EURUGUAIANA onde
osvagões ARGENTINOS E BRASILEIROS se encontram mais não encaxam por diferença
de bitola ;ligndo a FERROVIA NORTE SUL DO BRASIL á FERROVIA CENTRAL URUGUAI
poderia permitir chegar ao PORTO MARÍTIMO/FLUVIAL DE MONTEVIDÉU,assim como no
RIO URUGUAI SALTO,PAYSANDÚ,FRAY BENTO,NUEVA PALMIRA; ligando a FERROVIA NORTE
SUL DO BRASIL Á FERROVIA MESOPOTÁMICA GENERAL URQUIZA ligaria a BUENOS AIRES
podendo O BRASIL também exportar em carater auxiliar pelos PORTOS DA
MESOPOTAMIA ARGENTINA NOS RIOS PARANÁ E URUGUAI tendo bons portos de
ultarmar na PROVINCIA DE ENTRE RIOS
(ARGENTINA):CONCORDIA,COLÓN,CONCEPCIÓN DEL URUGUAY ,GUALEGUAYCHÚ no RIO
URUGUAI;NO RIO PARANÁ :CIUDAD DE PARANÁ,VICTORIA,IBICUY.
Com isso poderia ser estabelecido PORTOS SECOS para evoluir
em ZIEP EM URUGUAIANA RS,ALEGRETTE RS ,CACEQUÍ RS,ROSARIO DO SUL RS,SANTANA DO
LIVRAMENTO/RIVERA (FRONTEIRA SECA BRASIL URUGUAI )
CONCLUSÕES:
O TRAÇADO SENTIDO SUL JÁ EXISTE É SÓ MODERNIZAR ELE
GERARIA NOVOS EMPREGOS
INTENSIFICARIA O COMERCIO E O TURISMO
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