VIABILIDADE DA FINEAM-FERROVIA DE
INTEGRAÇÃO NORDESTE-AMAZÔNIA+ BR 235
AUTORIA :MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
APRESENATÇÃO: A BR 235 liga atualmente de ARACAJÚ SE a
JUAZEIRO BA/PETROLINA PE, GUARAÍ TO,SANTANA DO ARAGUAIA PA ,tendo projeto de
abrir ela ate NOVA PROGRESSO PA .
Noutra oportunidade apresentei o projeto da FINONE FERROVIA
DE INTEGRAÇÃO NORTE NORDESTE que em resumo ligaria ARACAJÚ SE,JUAZEIRO BA,PALMAS
TO, SANTA TERESINADO ARAGUAIA MT,VILA RICA MT,GUARANTÃ DO NORTE MT,ALTA
FLORESTA,ARIQUEMES RO onde encontraria a FERROVIA TRANS OCEÂNICA que CHINA
deseja patrocinar ;a FINEAM seria
paralela da FINONE .
SUGESTÕES:
A FINEAM-FERROVIA DE INTEGRAÇÃO NORDESTE AMAZÔNIA iniciaria em MACEIÓ AL seguiria a BATALHA
AL,PETROLINA PE e acompanhariaa BR 235 a GUARAÍ TO,SANTANA DO ARAGUAIA PA,
posteriormente em forma conjunta FINEAM+BR 235 seriam abertas a NOVA PROGRESSO
PA (onde encontraria a BR 163 e a FERRO NORTE) ,seguiria a APIACÃS MT, e
continuaria a FINEAM+BR235 ao ESTADO DE AMAZONAS contornando a divisa com MATO GROSSO e
RONDÔNIA do lado do AMAZONAS ate chegar em HUMAITÁ AM (onde tem porto
fluvial),posterormenet a LÁBREA AM,BOCA DO ACRE AM,PORTO ACRE AC e RIO BRANCO
AC onde encontraria a FERROVIA TRANS OCEÂNICA ; a BR 235 acompanharia ate
HUMAITÁ AM ,LÁBREA e posteriormente contornaria a divisa ACRE/AMAZONAS do lado
do AMAZONAS a BOCA DO ACRE AM,CRUZEIRO DO SUL AC no ponto mais oeste do Brasil.
CONCLUSÕES :
a ligação
RODO-FERROVIARIA cruzaria com BR BELÉMBRASILIA e FERROVIA NORTE SUL em GUARAÍ
TO;com a BR 158 e prolongação daFERROVIA CARAJÁS(Já projetada) em SANTANA DO
ARAGUAIA ,com a BR 163 e FERRO NORTE em NOVA PROGRESSO PA com o porto fluvial em HUMAITÁ AM
MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
MARABÁ (PA)BRASIL 8 DE AGOSTO DE 2019
AUTORIA: MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
APRESENTAÇÃO:
Em 1983 O ENTÃO GOVERNADOR DE RONDONIA
CORONEL JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA abre
O POJECTO MACHADINHO trazendo SEM TERRA DE RIO GRANDE DO SULSANTA CATARINA E
PARANÁ ,sendo abertas a RO 257 entre ARIQUEMES E MACHADINHO DO OESTE ;assim
como A RO 133 de JARÚ-TEOBRAMA –VALE DO ANARÍ-MACHADINHO DO OESTE.
Na
mesma época JULIO CAMPOS GOVERNADOR DE MATO GROSSO abria COLNIZA ;hoje MACHADINHO (RO) E COLNIZA(MT)
são dois municípios prósperos ;JULIO CAMPOS abriria a MT 206 de GUARANTÃ DO
NORTE(MT)-ALTA FLORESTA-COLNIZA .
Desde 1984 se falava Da conexão entre
MACHADINHO DO OESTE E COLNIZA LIGANDO A RO 257 Á MT 206 ;a RO 257 já está asfaltada de ARIQUEMES
a MACHADINHO DO OESTE e RO 133 de JARU a MACHADINHO DO OESTE pelos esforços dos
então PREFEITOS NEODI DE OLIVEIRA(MACHADINHO DO OESTE),NELCI CAPITANI(COLNIZA),
ROGERIO SALLES (GOVERNADOR DE MATO GROSSO) e JOSÉ DE ABREU BIANCO(GOVERNADOR DE
RONDÔNIA).
A
FERROVIA DE INTEGRAÇÃO NORTE NORDESTE-FINONE
ligaria em ARIQUEMES (RO) á FEROOVIA TRANS OCEÂNICA que ligará RIO DE JANEIRO(BRASIL) a LIMA (PERU) cujo
projeto a CHINA deseja financiar a fim de comprar toda a SOJA.MILHO e ALGODÃO
do MATO GROSSO, GOIAS,TOCANTINS,BAHIA.A FERROVIA seria de BITOLA LARGA de1,60 metros
A
FENONE ou FERROVIA DE INTEGRAÇÃO NORTE
NORDESTE atravessaria as BACIAS AMAZÒNICA.ARAGUAIA,TOCANTINS ,SÃO FRANCISCO ate
O OCEÂNO ATLÀNTICO ligando ARACAJÚ SE a ARIQUEMES(RO) na TRANS OCEANICA e BR 364 9SÃO PAULO-LIMA) ,passaria por
regiões produtoras de CAFÉ
CACAU,CUPUAÇÚ,SOJA,ARROZ,FEIJÃO,MILHO,BORRACHA,ALGODÃO,.
1)O ARCO NORDESTE:
ILHEUS (BA)-SALVADOR
(BA),ARACAJÚ(SE),MACEIÓ(AL),RECIFE(PE) ,CABEDELO(PB),NATAL(RN), AREIA
BRANCA(RN) ,MACAU(RN),FORTALEZA(CE),PARNAÍBA(PI),SÃO LUIZ (MA) está
relativamente perto da ÁFRICA OCIDENTAL,EUROPA,RUSSIA,ORIENTE
MÉDIO,EUA/CANADÁ,CANAL DE PANAMÁ (TRAVESSIA PARA O PACÍFICO).
2) O TRAÇADO DA FENONE-FERROVIA DE
INTEGRAÇÃO NORT NORDESTE ,ela acompanharia o traçado já existente da RO
257/MT206
Iniciara em ARACAJÚ (SE) seguiria a
JUAZEIRO(BA) ,PALMAS (TO)(ONDE OMCONTRARIA A FERROVIA NORTE SUL), SANTA
TERESINHA DO ARAGUAIA (MT), GUARANTÃ DO NORTE(MT)(onde encontraria a
FERRONORTE),GUARITA DO NORTE(MT) ,CARLINDA(MT)
,ALTA FLORESTA(MT), NOVA BANDEIRANTES,MONTE
VERDE,COTRIGUAÇÚ,COLNIZA,GUARIBA, GARIMPO SÃO FRANCISCO(MT) MACHADINHO DO OESTE
(RO),ARIQUEMES(RO).
3)
CONCLUSÕES :
Seria
UMA PONTE FERROVIARIA entre O NORDESTE DO BRASIL ,A
MAPITOBA(BAHÍA-TOCANTINS-PIAUI-MARANHÃO), MATO GROSSO(ÁREA NOROESTE)
,RONDÓNIA,ACRE;PERU
Desenvolveria o comercio BRASIL-PERU em
especial com NORDESTE,MAPITOBA,CENTRO OESTE e NORTE ;além do PERU as nações ASIATICAS grandes compradoras de SOJA,MILHO,ALGODÃO do
BRASIL .
MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
MARABÁ (PA) BRASIL, 6 DE JULHO DE 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário