ARCOS NORTE E NORDESTE DO
COMERCIO EXTERNO DO BRASIL
AUTORIA MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
EXMO SR PRESIDENTE DO BRASIL
SR JAIR BOLSONARO
ARCO NORTE E NORDESTE DO COMERCIO EXTERNO DO BRASIL
APRESENTAÇÃO:
Por estar mais próximo dos grandes centros do HEMISFÉRIO NORTE E O
CANAL DO PANAMÁ ,hoje o comercio externo do BRASIL convêm realizar pelos ARCOS
NORTE E NORDESTE,que ate incluem países vizinhos como GUIANA,SURINAME,GUIANA
FRANCESA.
De SÃO LUIZ MA a PORTO VELHO RO é um ARCO NORTE incluindo ITAITUBA
PA, RIO BRANCO AC , SANTARÉM PA,BARCARENA PA.
No ARCO NORDESTE DE SÃO LUIZ MA a ILHÉUS BA.
Na convergência dos dois arcos:NORTE E NORDESTE podemos falar de UM
TRIÂNGULO BRASILEIRO NORTE-NORDESTE entre MACAPÁ AP-BELÉM -A-NATAL RN ;este
TRIÂNGULO esta numa posição privilegiada em reação a ÁFRICA OCIDENTAL, MAR
MEDITERRÂNEO /ESTREITO DE GIBRALTAR(ENTRADA PARA O ORIENTE MÉDIO,SUL DA EUROPA
E NORTE DE ÁFRICA),PENÍNSULA IBÉRICA;COSTA LESTE DE EUA,CANAL DE PANAMÁ .
1)ARCO NORTE INTERNO NO BRASIL:
A fim de receber navios de ultramar levar
soja,milho,algodão,café,cacau,arroz,feijão,borracha e frutas tropicais;em
AMAZONAS :ITACOATIARA(JÁ FUNCIONANDO) ; a ser estendido a PARINTINS; podendo
portos de médio alcance fazer a baldeação pelos rios madeira onde se encontram
PORTO VELHO RO,CAAMA RO, HUMAITÁ AM,MANICORÉ AM , NOVO ARIPUANÃ AM,BORBA AM;no
RIO PURUS RIO BRANCO AC, BOCA DO ACRE AM,LÁBREA AM
NO PARA: ALMEIRIM,ALENQUER,ORIXIMINÁ,MONTE ALEGRE,CAMETÁ,CARAPAJÓ
,SANTARÉM(JÁ FUNCIONANDO) , BARCARENA, BELÉM DO PARÁ ,VEZEU(NA BEIRA MAR)
ITAITUBA/MERITITUBA (NO RIO TAPAJOZ COM
BALDEAÇÃO),CHAVES,AFUÁ,PORTEL,CURRALINHO,BREVES,PORTO MOAS(RIO XINGU) OEIRAS DO
PARÁ.
NO AMAPÁ SANTANA E MACAPÁ(JÁ FUNCIONANDO),BAILIQUE(FOZ DO RIO AMAZONAS),AMAPÁ
AP ,CUTIAS AP,CACIPORÉ AP,OIAPOQUE AP.
2)ARCO NORTE BRASILEIRO EXTERNO:
GEORGESTOWN (GUIANA),para escoara soja de RORAIMA;
PARAMARIBO(SURINAME),como alternativa seria aberta a BR 163 de SANTARÉM
PA-TÍRIOS PA A PARAMARIBO -SURINAME desta tem que abrir 800 km no BRASIL e 300
km em SURINAME ate BROKOPONDO,já tendo de BROKOPONDO estrada ate PARAMARIBO
,seria uma válvula de escape para SANTARÉM E ITAITUBA ;Também os portos de
SURINAME:ALBINA,NIEU AMSTERDAM,CORONIE,NIEUW NICKERIE,;NA GUIANA FRANCESA
:REGINA,DEGRAD DE CANNES,CAIENA,KOUROU,SINNAMARY,IRACOUBOU,MANÁ,SAINT LAURENT
DU MARONÍ, para isso em primeiro lugar poderia se celebrar um acordo para que
produtos brasileiros como soja milho,café algodão,frutas possam ser exportadas
a EUROPA pela GUIANA FRANCESA e permitir que camiões BRASILEIROS possam
chegara CAIENA , sendo necessário ligar a RODOVIA BELÉM-BRASILIA á BR 156
JARI-MACAPÁ,OIAPOQUE,CAIENA PARAMARIBO GEORGESTOWN . EM SEGUNDO LUGAR
ESTABELECER UM LIVRE COMERCIO MERCOSUL+UNIÃO EUROPEIA,REINO
UNIDO,SUÍÇA,NORUEGA,ISLÂNDIA a traves da GUIANA FRANCESA .
3) ARCO NORDESTE :ILHÉUS BA,SALVADOR BA ,ARACAJU SE,MACEIÓ
AL,RECIFE/SUAPE PE ,CABEDELO PB,NATAL RN, AREIA BRANCA RN, MACAU RN, FORTALEZA
/PECÉM CE, CAMOCIM CE, PARNAÍBA/LUIZ CORREIA PI( OBRAS PARALISADAS),SÃO
LUIZ MA .
Ainda incluiria as obras :
BR 156 ser federalizada de LARANJA DO JARI a ALMEIRIM PA PORTO MOAS PA
;BR 157 de VITORIA DO JARI,LARANJAL DO JARI a ser aberta a SAINT LAURENT DI
MARONI(GUIANA FRANCESA) a R 158 a ser federalizada de ALTAMIRA PA,VITORIA DO
XINGU PA , ALMEIRIM PA MONTE DOURADOS, a ser aberta ate ALBINA (SURINAME)
MARABÁ (PA)BRASIL ,8
DE MARÇO DE 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário