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sábado, 5 de outubro de 2019


PROJETO CALHA NORTE
”BRASILEIROS MARCHEMOS PARA A FRONTEIRA NORTE”
AUTORIA :MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
O PROJETO CALHA NORTE  foi idealizado no Governo do EX PRESIDENTE JOSÉ SARNEY ,porém abandonado no GOVERNO DE FERNANDO COLLOR DE MELO .
Proponho a sua reativação com  uma NOVA PLATAFORMA “BRASILEIROS MARCHEMOS PARA A FRONTEIRA NORTE “. Com isso ocupando e desenvolvendo a fronteira NORTE DO BRASIL,podendo integrar as     FORÇAS  ARMADAS DO BRASIL com a de países vizinhos.as forrças de segurança do BRASIL com a de países vizinhos;o comercio e o turismo do BRASIL com os países vizinhos.TAMBEM abriria ua nova etapa das relações do BRASIL com EUA,MÉXICO,CANADÁ,PAÍSES DO CARIBE,PAÍSES DA AMÉRICA CENTRAL;BOLÍVIA,PERU EQUADOR,COLÔMBIA,VENEZUELA,GUIANA,SURINAME e GUIANA FRANCESA.;Quanto GUIANA FRANCESA PODERÁ SER UM FUTURO ENTREPOSTO ENTRE O MERCOSUL E  AUNIÃO EUROEIA TENDO CAIENA COMO REFERENCIA. Com a entrada na  OTAN que BRASIL será um futuro menbro, as forças armadas dos paíse membros da OTAN:EUA,CANADÁ,ESPANHA, PORTUGAL, ALEMANHA,FRANÇA,ITÁLIA,GRECIA,TURQUIA,CROACIA,NORUEGA,ALBANIA,MACEDONIA, ROMENIA, BULGARIA,HUNGRIA,DINAMARCA,CHIPRE, MALTA, POLONIA, LUXEMBURGO, BÉLGICA, IRLANDA,HOLANDA,GRÃ BRETANHA ,ISLANDIA  .Poderiam de participar de exercícios militares na AMAZÔNIA NO PROJETO CALHA NORTE.   Ao mesmo tempo poderia ser visto o problema dos BRASILEIROS NA GUIANA FRANCESA ;Tambem poderia ser estabelecida cooperação científica e tecnológica entre BRASIL e os países da OTAN+ PAÍSES VIZINHOS no PROJETO CALHA NORTE, aproveitando da ECOLOGIA,DEFESA,AGRICULTURA,PESCA, PETRÓLEO, GAS NATURAL,MINERAÇÃO. PORTOS FLUVIAIS PODERIAM SERCONSTRUIDOS OU AMPLIADOS OS JÁ EXISTENTES;Abrir rodovias e ferrovias para agilizar o comércio e o turismo.N a questão indígena está na hora de incorporar os índios á sociedade brasileira;criar novos empregosna região. Tem grandes reservar em terra firme de petróleo,minerios,gas natural;na foz do AMAZONAS em BAILIQUE AP tem uma grand ereserva de PRE SAL entre GUIANA FRANCESA,AMAPÁ,PARÁ que poderia ser explorada.O plantio de soja ,milho e algodão tem sido implantado de forma mecanizada nos estados de PARÁ ,AMAPÁ,RORAIMA,ACRE, RONDÓNIA  ,AMAZONAS de forma racional do ECO PROGRESSO, em 2017 AMAPÁ sozino produzir 60 milhões de toneladas de soja .por questõe de logítica AMAPÁ e PARA estão relativamente perto do CANAL D E PANAMÁ,OESTE DA ÁFRICA,EUROPA,EUA, o que tem despertado interesse da APROSOJA(AGRO NEGÓCIO), de investir; ACRE e RONDÔNIA pelo corredos de exportação ao PACÍFICO disminuindo a distancia com ASIA,os principais clientes do BRASIL; RORAIMA pela sua proximidade com O MAR DO CARIBE,COLÔMBIA VENEZUELA,GUIANA,PAÍSES DO CARIBE,AMÉRICA CENTRAL E CANAL DE PANAMÁ  
TODO SERÍA FEITO CONCILIANDO O PROGRESSO COM A ECOLOGIA
Se criaria uma comisão mista e interministerial entre MINISTERIO DA DEFESA,MINISTERIO DA JUSTILA E SEGURANÇA PÚBLICA, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE ,MINISTERIO DA AGRICULTURA+INCRA+FUNAI.
PROPOSTA PARA A COLONIZAÇÃO:
Seriam abertas as BRs (rodovias)cujas obras foram paralizadas ,estabelecer mais fortes os laços de amizade e comercio com os paíss vizinhos da calha norte ,seriam fundadas novas cidades e reorganizar as já existentes. Muitos sem terra e sem teto poderiam ser assentados e acabar com a velha novela .
A BR 210 OU PERIMETRAL NORTE aberta em 2 trechos, 1º trecho já está aberta de MACAPÁ uns 300 km ate a divisa AP/PA ,sendo nescessario abrir pelo estadodo PARÁ da divisa PA/AP á divisa PA/RR uns 1000 km,no segundo trecho já aberta da divisa PA/RR a RORAINÓPOLIS,CARACARAÍ RR,SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA  AM ,sendo nescessario  abrir ate IÇANA AM/FRONTEIRA MITU-COLÔMBIA ligando BELÉM BRASÍLIA  a MACAPÁ-BOGOTÁ , sendo aínda nescessario abrir pela ILHA DE MARAJÓ A BR 010 BELÉM-BRASÍLIA  incluindo 2 pontes uma ponte ligando BELÉM á ILHA DE MARAJÓ e outra ponte DA ILHA DE MARAJÁ  a SANTANA/MACAPÁ AP com isso sería uma grande ponte rodoviaria de BRASÍLIA a BOGOTÁ .
Restaurar a BR 319 de PORTO VELHO RO,HUMAITÁ AM,MANAUS AM de 900 km podendo nela reasentar agricultores e fundar novas cidades em RONDÔNIA e AMAZONAS .
A  BR  174 já aberta de CACERES MT,VILHENA RO,JUINA MT,COLNIZA MT,sendo nescessario abrir uns 600 km de COLNIZA MT a NOVO ARIPUANÃ AM,MANAUS AM,voltando a ser aberta  de MANAUS AM a BOA VISTA RR,PACARAÍMA RR/FRONTEIRA COM SANTA HELENA DEL UAIREN-VENEZUELA podendo seguir a  CARACAS e BOGOTÁ;e de BOA VISTA RR a BOM FIN RR/FRONTEIRA/LETHEN-GUIANA ,GEORGESTOW-GUIANA .
A BR 230 ou TRANS AMAZONICA já aberta de CABEDELO PB a LÁBREA AM estando 72% jáasfaltada de  CABEDELO PB a ITAITUBA PA ,faltando concluir 28 % de ITAITUBA PA a LÁBREA AM ,faltando abrir e asfaltar de LÁBREA AM a TABATINGA AM com isso ligar a BOGOTÁ –COLÔMBIA ,        podendo aproximar o BRASIL  da ANÉRICA CENTRAL,MÉXICO,EUA,CANADÁ.
A BR 199 sería aberta  NUM CONTORNO OESTE de CRUZEIRO DO SUL AC acompanhando O RIOJ AVARI na fronteira BRASIL PERU ate BENJASMIN CONSTANT M,cruzaria  O RIO AMAZONAS  a TABATINGA AM,IPIRANGA AM,IÇANA encontrando a BR 210.
A BR 163: CASCAVEL PR,DOURADOS   MS,RONDONÓPOLIS MT,CUIABA/VÁRZEAGRANDE, SANTARÉM PA ,sendo nescessario abrir ate PARAMARIBO –SURINAME ; de MONTE ALEGRE PA defronte a SANTARÉM PA tem que abrir 800 m no BRASIL  ate a cidade fronetiriza te TIRIOS PA e 300 km no SURINAME da fronteira BRASIL/SURINAME ate BROKOPONDO, já que de BROKOPONDO já tem estrada asfaltada ate PARAMARIBO de 110 km. A ligação BRASIL-SURINAME  é um ntogo proeto de JOÃO BATISTA FIGUEIREDO (BRASIL)              e DERSI BOUTERSE(SURINAME) quando DERSI BOUTERSE estve em BRASÍLIA em 1982 ,a BR 163  a partir de RONDONÓPOLIS MT terá de acompanhante a FERRO NORTE que  levará a SOJA  E MILHO DE MATO GROSSO para os portos de MERITITUBA PA e SANTARÉM PA ; A FERROVIA TRANS OCEÊANICA que CHINA deseja patrocinar acompanhar´a BR 364 ate LIMA PERU passando por GOIAS,MATO GROSSO,RONDÔNIA,ACRE.
 A BR 156 iga LARANJAL DO JARI a MACAÁ OIAPOQUE/SAINT GEORGES par seguir a CAIENA,PARAMARIBO,GEORGESTOWN.
Uma outra proposta de minha sugestão: ARODOVIA MT 170(EM MATO GROSSO) que lga CÁCERES MT,SALTO DO CEU MT ,CAMPO NOVO DOS PARECÍS MT,BRASNORTE MT,JUINA MT,CASTANHEIRA MT,JURUEMA MT, COTRIGUAÇÚ MT seja FEDRALIZADA e continuada de COTRI GUAÇÚ MT ate A BR 230 TRANS AMAZÔNICA , SEGUINDO ATE o  RIO AMAZONAS e em ITACOATIARA AM seguia propolgada ate RORAIMA para cruzar com a BR 210 PERIMETRAL NORTE seguinndo ate LETHEN(GUIANA) para seguir pela rodovia já existente ate GEORGESTOWN(GUIANA)
CONCLUSSÕES:
Sobre todos os fundamentos de RODOVIAS MENCIONADAS algumas já estão abertas ,outras foram projetadas pelos GOVERNOS de EMÍLIOGARRASTAZU MÉDICO,ERNESTO GEISELL ,JOÃO BATISTA FIGUEIREDO ,que infeizmente nãoforam abertas ,poderia ser ocupada toda A CALHA NORTE numa PLATAFORMA “ BRASILEIROS MARCHEMOS PARA AS FRONTEIRAS DO NORTE DO BRASIL”, que fortalecerá a presença do BRASIL na AMÉRICA DO SUL ,intensificará relações com PAÍSES VIZINHOS e NÃO VIZINHOS
MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
MARABÁ(PA)BRASIL, 29 DE JULHO DE 2019  

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