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sábado, 5 de outubro de 2019

INTEGRAÇÃO FERROVIARIA DO MERCOSUL
DOCUMENTO ESCRITO EM PORTUGUÊS  DO BRASIL
AUTORIA MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
APRESENTAÇÃO:
O grande problema  é a diferença da bitolas que são 3: estreita de 1 metro, média de 1,43  metro, larga de 1,60 metros .
O BRASIL em sua maioria é bitola estreita,só tem média na ESTRADA DE FERRO DO AMAPÁ ; O EIXO SÃO PAULO RIO DE JANEIRO é bitola larga ,O Sudeste do BRASIL é misto em parte estreita e  em parte larga ; Já´ O NORDESTE e SUL é bitola estreita; A FERROVIA NORTE SUL, FERROVIA DE CARAJAS ,FERRO NORTE que liga SANTOS SP  a RONDONÓPOLIS MT  são de  bitola larga; A FERROVIA SANTOS ,SÃO PAULO,BAURU SP é bitola larga porém a partir de BAURU SP,MARILIA SP ,3 LAGOAS MS,CAMPO GRANDE CORUMBÁ MS a SANTA CRUZ DE LA SIERRA-BOLÌVIA é bitola estreita .
 A BOLÍVIA é bitola estreita ,assim como as conexões com CHILE,PERU,BRASIL e ARGENTINA .
URUGUAI e PARAGUAI é bitola média.
 CHILE  é bitola larga  no  sul de SANTIAGO  DE CHIE a PUERTO MONTT ,ao  norte é  bitola estreita de SANTIAGO DE CHILE a ARICA  e as conexões com  BOLÍVIA E  ARGENTINA .
ARGENTINA é em 80 % bitola larga  formado pelo qurteto das FERROVIAS MITRE-ROCA-SAMIENTO-SAN MARTIN ; A FERROVIA GENERAL BELGRANO que liga BUENOS AIRES AL NOROESTE DE ARGNTINA com conexões com BOLÍVIA,CHILE,PERU é bitola estreita .NA FERROVIA MESOPOTÁMICA GENERAL URQUIZA/CENTRAL PARAGUAI é itola média liga BUENOS AIRES  á REGIÃO LESTEDA ARGENTINA conhecida  por MESOPOTÁMIA , tem conexões diretas com URUGUAI e PARAGUAI e indiretas com BRASIL pela PONTE INTERNACIONAL  PASO DE LOS LIBRES-URUGUAIANA   ,onde  tem que fazer permuta de vagões porausada diferença de bitolas .
EQUADOR E COLÔMBIA SÃO BITOLA ESTREITA.
Em 1980 em BUENOS  AIRES(ARGENTINA) num encontro entre os PRESIDENTES JOÃO BATISTA
FIGUEIREDO(BRASIL) e JORGE RAFAEL VIDELA(ARGENTINA) quando lançar as bases do FUTURO MERCOSUL foi assinada uma carta prevendo a unificação das bitolas no padrão bitola larga.
O PERU é bitola larga de LIMA a LA AROYA DE 200 KM; no sul é bitola estreita nas conexões com  BOLÍVIA e CHILE.
 A FERRO NORTE DO BRASIL os trilhos atualmete estão parados em RONDONÓPOLIS MT tendo projetos de continuar a CUIABÁ/ZÁRZEA GRANDE, DIAMANTINO MT onde um ramal seguirá a CAMPO NOVO DOS PARECÍS  para encontrar A FERROVIA TRANS OCEÂNICA e outro seguirá a SANTARÉM PA.Aínda inclue  o ramal goiano da FERRO NORTE que ligará UBERLANDIA MG,ITUMBIARA GO,SANTA HELENA,RIO VERDE,JATAI,MINEROS,SANTA RITA DO ARAGUAIA GO /ALTO ARAGUAIA MT.
 A FERROVIA TRAAS OCEÂNICA é um antigo projeto que de UTOPIA EM BREVE SERÁ REALIDADE,em 1911        O ENGENHEIRO INGLÊS HIRAM BIRGHAM descubrir as ruinas de MACHU PICHU também construir a FERROVIA DE BITOLA LARGA EL CALLAO-LIMA-LA AROYA .
O ENGENHEIRO HIRAM BIRGHAM desejada ligar LIA-PERU a RIO DE JANEIRO –BRASIL ,os goveros do BRSIL e PERU achavan que era ua UTOPIA; Hoje o projeto tem interesse da CHINA  de ligar LIMA A RIO DE JANEIRO  a partir dos trilhos já existentes RIO DE JANEIRO-BELO HORIZONTE-CAMPINORTE sendo nescessario polongar a COCALIHO MT, ÁGU BOA ,LUCAS DO RIO VERDE,CAMPO NOVO DOS PARECÍ S ,SAPEZAL MT, VILHENA RO,PORTO VELHO RO
RIO BRNCO AC,CRUZEIRO DO SUL(FRONTEIRA BRASIL PERU),PUCALLPA,LA AROYA
A FERROVIA TRANS OCEÃNICA será toda de BITOLA LARGA e em CAMPINORTE  GO se conectará  Á FERROVIA NORTE SUL DO BRASIL.
A  FERROVIA  NORTE  SUL DO BRASIL atualmente liga ESTRELA DO OESTE SO-GOIANIA-AÇAILANDIA MA onde se conecta á FERROVIA DE CARAJAS podendo levar ao PORTO DE SÃO LUIZ MA, tem projeto de seguir para o norte a BELÉ/BARCARENA no estado de PARÁ  e para O SUL seguirá a LONDRINA PR sendo ainda indefinido como chegará a RIO GRANDE RS.Ainda tem o ramal PANTANAL ou sul mato grossense da FERROVIA NORTE SUL cujo projeto sairá de ESTRELA DO OESTE SP, 3 LAGOAS MS,DOURADOS  MS PORTO MURTINHO MS; RECOMENDO QUE SEJA INTERLIGADO A ASUNÇAÕ-PARAGUAI  PARA LIGAR A BUENOS AIRES ARGENTINA; VILLAMONTES-BOLÍVIA,ORURO –BOLÍVIA,IQUIQUE-CHILE
A FERROVIA OESTE LESTE que ligará ILHEUS BA a FIGUEIROPOLIS TO é de bitola estreia,recomendo colocar um terceiro trilho de 1 metro+1,60 metro prque se conectará á FERROVIA NORTE SUL; também se ligará á FERROVIA NORTE SUL em ARAGUAÍNA TO  a FERROVIA TRANS NORDESTINA que sairá de ARAGUAÍNA TO seguirá a SALGUEIRO PE onde fará um T onde um ramal seguirá a FORTALEZA/PECÉM CE e outro a RECIFE/SUAPE PE , será bitola estreita recomento bitola mista de 1 metro+1,60 metros
AS MINHAS SUGESTÕES
Recomendo unificar as bitolas em larga de em 1,60.
De LONDRINA PR a FERROVIA NORTE SUL ( TRILHOS JÁ EXISTENTES  SÓ COLOCAR TERCEIRO TRILHO)siga a       PONTA GROSSA PR,VIDEIRA SC,SANTA MARIA RS  onde um ramal seguiria a  PELOTAS/RIO GRANDE RS outro seguiria a SANTANA DO LIVRAMENTO/RIVERA para seguir a MONTEVIDÉU ,um terceiro ramal a URUGUAIANA  onde se ligaria a FERROVIA MESOPOTÁMICA GENERAL URQUIZA seguindo a BUENOS AIRES-ARGENTINA .
A CHINA deseja financiar a FERROVIA BI OCEÂNICA ligando PARANAGUA A ANTOFAGASTA CHILE .ELA passaria por PARANAGUA,CURITIBA,PONTA GROSSA,CASCAVEL PR onde seia prolongada a FOZ DE IGUAÇU ,PR BRASIL,CUIDAD DEL ESTE –PARAGUAI,ENCARNACIÓN-PARAGUAI,RESISTENCIA-CHACO-ARGENTINA onde seguiria pelos trilhos á existentes  a SALTA,SOCOMPA(FRONTEIRA) ANTOGFAGASTA-CHILE será de bitola estreita  RECOMENDO COLOCAR TERCEIRO TRILHO para ter bitola larga ,também recomendo construir um velho projeto de JOÃO BATISTA FIGUEIREDO –BRASIL E ALFREDO STROESNER PARAGUAI de ligar CASCAVEL PR,FOZ DE IGUAÇU-CUIDAD DEL ESTE,ASUNÇÃO-PARAGUAI,FORMOSA-ARGENTINA para ligar ao ramal FORMOSA,SALTA,SOCOMPA,ANTOFAGASTA.
A CHINA deseja financiar a FERROVIA BI OCEÂNICA ligando PARANAGUA A ANTOFAGASTA CHILE .ELA passaria por PARANAGUA,CURITIBA,PONTA GROSSA,CASCAVEL PR onde seia prolongada a FOZ DE IGUAÇU ,PR BRASIL,CUIDAD DEL ESTE –PARAGUAI,ENCARNACIÓN-PARAGUAI,RESISTENCIA-CHACO-ARGENTINA onde seguiria pelos trilhos á exxistentes  a SALTA,SOCOMPA(FRONTEIRA) ANTOGFAGASTA-CHILE será de bitola estreita  RECOMENDO COLOCAR TERCEIRO TRILHO para ter bitola larga ,também recomendo construir um velho projeto de JOÃO BATISTA FIGUEIREDO –BRASIL E ALFREDO STROESNER PARAGUAI de ligar CASCAVEL PR,FOZ DE IGUAÇU-CUIDAD DEL ESTE,ASUNÇÃO-PARAGUAI,FORMOSA-ARGENTINA para ligar ao ramal FORMOSA,SALTA,SOCOMPA,ANTOFAGASTA. Também ligar a FERROVIA MESOPOTÁMICA GENERAL URQUIZA/CENTRAL PAARGUAI de bitola média  com a FERRO OESTE PARANÁ de bitola estreita que no caso se padronizaria em bitola larga seriam construidos 300 km na PROVINCIA DE MISIONES-ARGENTINA de POSADAS,CAPITAL DE MISIONES  a  PUERTO IGUAZÚ/FOZ DE IGUAÇÚ nas CATARATAS DE IGUAÇÚ e posteriormente 160 km ate CASCAVEL –PARANÁ BRAIL ,com isso trens de passageiros e cargas poderiam circular VIA  CATARATAS DE IGUAÇU , intensificando o turismo e o comercio podendo estabelecer uma PONTE FERROVIARIA entre BUENOS AIRES com BRASÍILIA,CURITIBA,SÃO PAULO,RIO DE JANEIRO ,CAMPO GRANDE ,CUIABÁ,SANTARÉM E GOIANIA.
 A FERROVIA TRANS NORDESTINA seria acrecentado o ramal PARAÍBA ligando IGUATÚ CE a  CAJAZEIRAS PB,SOUSA,PATOS,CAMPINA GRANDE,JOÃO PESSOA,CABEDELO PB, seria acrecentando um quadrilátero nordestino  RECIFE PE,JOÃO PESSOA PB, NATAL RN,FORTALEZA CE; tambéem seria criado  O RAMAL MINAS-NORTESTE-SUL  que sairia de SALGUEIRO PE  acompanharia a BR 116 a PETROLINA PE,JUAZEIRO BA, FEIRA DE SANTANA BA ,BELO HORIZONTE MG, reativariam o velho projeto da FERROVIA DO AÇO a SÃO PAULO OS seguindo a PONTA GROSSA PR,VIDEIRA SC,SANTA MARIA RS onde seguiria  SANTANA DO LIVRAMENTO/RIVERA-MONTEVIDÉU e URUGUAIANA/PASO DE LOS LIBRES-BUENOS AIRES ,LIGANDO ASSIM TAMBEM FORTALEZA CE BRASIL A BUENOS AIRES E MONTEVIDÉU
MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
MARABÁ(PA)BRASIL 22 DE JULHO DE 2

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