INTEGRAÇÃO FERROVIARIA DO MERCOSUL
DOCUMENTO ESCRITO EM PORTUGUÊS DO BRASIL
AUTORIA MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
APRESENTAÇÃO:
O grande problema é a
diferença da bitolas que são 3: estreita de 1 metro, média de 1,43 metro, larga de 1,60 metros .
O BRASIL em sua maioria é bitola estreita,só tem média na
ESTRADA DE FERRO DO AMAPÁ ; O EIXO SÃO PAULO RIO DE JANEIRO é bitola larga ,O
Sudeste do BRASIL é misto em parte estreita e
em parte larga ; Já´ O NORDESTE e SUL é bitola estreita; A FERROVIA
NORTE SUL, FERROVIA DE CARAJAS ,FERRO NORTE que liga SANTOS SP a RONDONÓPOLIS MT são de
bitola larga; A FERROVIA SANTOS ,SÃO PAULO,BAURU SP é bitola larga porém
a partir de BAURU SP,MARILIA SP ,3 LAGOAS MS,CAMPO GRANDE CORUMBÁ MS a SANTA
CRUZ DE LA SIERRA-BOLÌVIA é bitola estreita .
A BOLÍVIA é bitola
estreita ,assim como as conexões com CHILE,PERU,BRASIL e ARGENTINA .
URUGUAI e PARAGUAI é bitola média.
CHILE é bitola larga no sul
de SANTIAGO DE CHIE a PUERTO MONTT
,ao norte é bitola estreita de SANTIAGO DE CHILE a
ARICA e as conexões com BOLÍVIA E
ARGENTINA .
ARGENTINA é em 80 % bitola larga formado pelo qurteto das FERROVIAS
MITRE-ROCA-SAMIENTO-SAN MARTIN ; A FERROVIA GENERAL BELGRANO que liga BUENOS
AIRES AL NOROESTE DE ARGNTINA com conexões com BOLÍVIA,CHILE,PERU é bitola
estreita .NA FERROVIA MESOPOTÁMICA GENERAL URQUIZA/CENTRAL PARAGUAI é itola
média liga BUENOS AIRES á REGIÃO LESTEDA
ARGENTINA conhecida por MESOPOTÁMIA ,
tem conexões diretas com URUGUAI e PARAGUAI e indiretas com BRASIL pela PONTE
INTERNACIONAL PASO DE LOS
LIBRES-URUGUAIANA ,onde tem que fazer permuta de vagões porausada
diferença de bitolas .
EQUADOR E COLÔMBIA SÃO BITOLA ESTREITA.
Em 1980 em BUENOS
AIRES(ARGENTINA) num encontro entre os PRESIDENTES JOÃO BATISTA
FIGUEIREDO(BRASIL) e JORGE RAFAEL VIDELA(ARGENTINA) quando
lançar as bases do FUTURO MERCOSUL foi assinada uma carta prevendo a unificação
das bitolas no padrão bitola larga.
O PERU é bitola larga de LIMA a LA AROYA DE 200 KM; no sul é
bitola estreita nas conexões com BOLÍVIA
e CHILE.
A FERRO NORTE DO
BRASIL os trilhos atualmete estão parados em RONDONÓPOLIS MT tendo projetos de
continuar a CUIABÁ/ZÁRZEA GRANDE, DIAMANTINO MT onde um ramal seguirá a CAMPO
NOVO DOS PARECÍS para encontrar A
FERROVIA TRANS OCEÂNICA e outro seguirá a SANTARÉM PA.Aínda inclue o ramal goiano da FERRO NORTE que ligará
UBERLANDIA MG,ITUMBIARA GO,SANTA HELENA,RIO VERDE,JATAI,MINEROS,SANTA RITA DO
ARAGUAIA GO /ALTO ARAGUAIA MT.
A FERROVIA TRAAS
OCEÂNICA é um antigo projeto que de UTOPIA EM BREVE SERÁ REALIDADE,em 1911 O ENGENHEIRO INGLÊS HIRAM BIRGHAM
descubrir as ruinas de MACHU PICHU também construir a FERROVIA DE BITOLA LARGA
EL CALLAO-LIMA-LA AROYA .
O ENGENHEIRO HIRAM BIRGHAM desejada ligar LIA-PERU a RIO DE
JANEIRO –BRASIL ,os goveros do BRSIL e PERU achavan que era ua UTOPIA; Hoje o
projeto tem interesse da CHINA de ligar
LIMA A RIO DE JANEIRO a partir dos
trilhos já existentes RIO DE JANEIRO-BELO HORIZONTE-CAMPINORTE sendo
nescessario polongar a COCALIHO MT, ÁGU BOA ,LUCAS DO RIO VERDE,CAMPO NOVO DOS
PARECÍ S ,SAPEZAL MT, VILHENA RO,PORTO VELHO RO
RIO BRNCO AC,CRUZEIRO DO SUL(FRONTEIRA BRASIL
PERU),PUCALLPA,LA AROYA
A FERROVIA TRANS OCEÃNICA será toda de BITOLA LARGA e em
CAMPINORTE GO se conectará Á FERROVIA NORTE SUL DO BRASIL.
A FERROVIA NORTE SUL
DO BRASIL atualmente liga ESTRELA DO OESTE SO-GOIANIA-AÇAILANDIA MA onde se
conecta á FERROVIA DE CARAJAS podendo levar ao PORTO DE SÃO LUIZ MA, tem
projeto de seguir para o norte a BELÉ/BARCARENA no estado de PARÁ e para O SUL seguirá a LONDRINA PR sendo ainda
indefinido como chegará a RIO GRANDE RS.Ainda tem o ramal PANTANAL ou sul mato
grossense da FERROVIA NORTE SUL cujo projeto sairá de ESTRELA DO OESTE SP, 3
LAGOAS MS,DOURADOS MS PORTO MURTINHO MS;
RECOMENDO QUE SEJA INTERLIGADO A ASUNÇAÕ-PARAGUAI PARA LIGAR A BUENOS AIRES ARGENTINA;
VILLAMONTES-BOLÍVIA,ORURO –BOLÍVIA,IQUIQUE-CHILE
A FERROVIA OESTE LESTE que ligará ILHEUS BA a FIGUEIROPOLIS
TO é de bitola estreia,recomendo colocar um terceiro trilho de 1 metro+1,60
metro prque se conectará á FERROVIA NORTE SUL; também se ligará á FERROVIA
NORTE SUL em ARAGUAÍNA TO a FERROVIA
TRANS NORDESTINA que sairá de ARAGUAÍNA TO seguirá a SALGUEIRO PE onde fará um
T onde um ramal seguirá a FORTALEZA/PECÉM CE e outro a RECIFE/SUAPE PE , será
bitola estreita recomento bitola mista de 1 metro+1,60 metros
AS MINHAS SUGESTÕES
Recomendo unificar as bitolas em larga de em 1,60.
De LONDRINA PR a FERROVIA NORTE SUL ( TRILHOS JÁ
EXISTENTES SÓ COLOCAR TERCEIRO TRILHO)siga
a PONTA GROSSA PR,VIDEIRA SC,SANTA
MARIA RS onde um ramal seguiria a PELOTAS/RIO GRANDE RS outro seguiria a
SANTANA DO LIVRAMENTO/RIVERA para seguir a MONTEVIDÉU ,um terceiro ramal a
URUGUAIANA onde se ligaria a FERROVIA
MESOPOTÁMICA GENERAL URQUIZA seguindo a BUENOS AIRES-ARGENTINA .
A CHINA deseja financiar a FERROVIA BI OCEÂNICA ligando
PARANAGUA A ANTOFAGASTA CHILE .ELA passaria por PARANAGUA,CURITIBA,PONTA
GROSSA,CASCAVEL PR onde seia prolongada a FOZ DE IGUAÇU ,PR BRASIL,CUIDAD DEL
ESTE –PARAGUAI,ENCARNACIÓN-PARAGUAI,RESISTENCIA-CHACO-ARGENTINA onde seguiria
pelos trilhos á existentes a
SALTA,SOCOMPA(FRONTEIRA) ANTOGFAGASTA-CHILE será de bitola estreita RECOMENDO COLOCAR TERCEIRO TRILHO para ter
bitola larga ,também recomendo construir um velho projeto de JOÃO BATISTA
FIGUEIREDO –BRASIL E ALFREDO STROESNER PARAGUAI de ligar CASCAVEL PR,FOZ DE
IGUAÇU-CUIDAD DEL ESTE,ASUNÇÃO-PARAGUAI,FORMOSA-ARGENTINA para ligar ao ramal
FORMOSA,SALTA,SOCOMPA,ANTOFAGASTA.
A CHINA deseja financiar a FERROVIA BI OCEÂNICA ligando
PARANAGUA A ANTOFAGASTA CHILE .ELA passaria por PARANAGUA,CURITIBA,PONTA
GROSSA,CASCAVEL PR onde seia prolongada a FOZ DE IGUAÇU ,PR BRASIL,CUIDAD DEL
ESTE –PARAGUAI,ENCARNACIÓN-PARAGUAI,RESISTENCIA-CHACO-ARGENTINA onde seguiria
pelos trilhos á exxistentes a
SALTA,SOCOMPA(FRONTEIRA) ANTOGFAGASTA-CHILE será de bitola estreita RECOMENDO COLOCAR TERCEIRO TRILHO para ter
bitola larga ,também recomendo construir um velho projeto de JOÃO BATISTA
FIGUEIREDO –BRASIL E ALFREDO STROESNER PARAGUAI de ligar CASCAVEL PR,FOZ DE
IGUAÇU-CUIDAD DEL ESTE,ASUNÇÃO-PARAGUAI,FORMOSA-ARGENTINA para ligar ao ramal
FORMOSA,SALTA,SOCOMPA,ANTOFAGASTA. Também ligar a FERROVIA MESOPOTÁMICA GENERAL
URQUIZA/CENTRAL PAARGUAI de bitola média
com a FERRO OESTE PARANÁ de bitola estreita que no caso se padronizaria
em bitola larga seriam construidos 300 km na PROVINCIA DE MISIONES-ARGENTINA de
POSADAS,CAPITAL DE MISIONES a PUERTO IGUAZÚ/FOZ DE IGUAÇÚ nas CATARATAS DE
IGUAÇÚ e posteriormente 160 km ate CASCAVEL –PARANÁ BRAIL ,com isso trens de
passageiros e cargas poderiam circular VIA
CATARATAS DE IGUAÇU , intensificando o turismo e o comercio podendo
estabelecer uma PONTE FERROVIARIA entre BUENOS AIRES com BRASÍILIA,CURITIBA,SÃO
PAULO,RIO DE JANEIRO ,CAMPO GRANDE ,CUIABÁ,SANTARÉM E GOIANIA.
A FERROVIA TRANS
NORDESTINA seria acrecentado o ramal PARAÍBA ligando IGUATÚ CE a CAJAZEIRAS PB,SOUSA,PATOS,CAMPINA GRANDE,JOÃO
PESSOA,CABEDELO PB, seria acrecentando um quadrilátero nordestino RECIFE PE,JOÃO PESSOA PB, NATAL RN,FORTALEZA
CE; tambéem seria criado O RAMAL
MINAS-NORTESTE-SUL que sairia de
SALGUEIRO PE acompanharia a BR 116 a
PETROLINA PE,JUAZEIRO BA, FEIRA DE SANTANA BA ,BELO HORIZONTE MG, reativariam o
velho projeto da FERROVIA DO AÇO a SÃO PAULO OS seguindo a PONTA GROSSA
PR,VIDEIRA SC,SANTA MARIA RS onde seguiria
SANTANA DO LIVRAMENTO/RIVERA-MONTEVIDÉU e URUGUAIANA/PASO DE LOS
LIBRES-BUENOS AIRES ,LIGANDO ASSIM TAMBEM FORTALEZA CE BRASIL A BUENOS AIRES E
MONTEVIDÉU
MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
MARABÁ(PA)BRASIL 22 DE JULHO DE
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