MARABÁ(PA) 20-12-2020
EXMO SR MINISTRO DA INFRA ESTRUTURA
ENGENHEIRO TARCÍSIO GOMES DE FREITAS
APRESENTAÇÃO
No traçado original a FERROVIA TRANSNORDESTINA iniciara no TERMINAL ARAGUAÍNA/BABAÇULÂNDIA TO na FERROVIA NORTE SUL seguindo a TABORDA MA, ELISEU MARTINS PI, BOM JESUS DO PIAUI PI, ARARIPINA PE,SALGUEIRO PE ,onde fará um T sendo que um ramal irá a RECIFE/SUAPE PE e outro a FORTALEZA/PECÉM passando por PENAFORTE,MISSÃO VELHA, IGUATU, MOMBAÇA,QUIXERAMOBIM,QUIXADÁ, REDENÇÃO CE.
AS MINHAS SUGESTÕES
1) Restaurar o RAMAL PARAÍBA,que seria de bitola mista 1 metro+1,60 metros que ligava IGUATU CE,CAJAZEIRAS,SOUSA, PATOS,CAMPINA GRANDE,JOÃO PESSOA,CABEDELO PB podendo dentro do ARCO NORTE utilizar O PORTO de CABEDELO já que este se encontra a 2500 km de DACAR (SENEGAL) e 5000 de LISBOA(PORTUGAL).
2) Aproveitar o antigo traçado SÃO LUIZ MA-SOBRAL CE-FORTALEZA CE colocando um terceiro trilho de 1 metro+1,60 metros ,e sua restauração do antigo ramal em bitola mista de FORTALEZA CE-MACAU RN-AREIA BRANCA RN-NATAL RN-MAMANGUAPE PB-CABEDELO; com isso poderiam ser aproveitados os portos de AREIA BRANCA,MACAU,NATAL que se encontram perto tanto da COSTA LESTE DOS EUA/CANADÁ como do EIXO DAKAR-LISBOA .
3) Converter O T de SALGUEIRO numa CRUZ FERROVIÁRIA estendendo um RAMAL MINAS-CEARÁ 1 ligando a FEIRA DE SANTANA BA com isso se ligaria a BELO HORIZONTE MG ,VITÓRIA ES,RIO DE JANEIRO acompanharia a BR 116 .
4) Em MISSÃO VELHA CE faria uma bifurcação o ramal oficial seguiria a SALGUEIRO VIA PENAFORTE e um segundo ramal aproveitaria o antigo traçado MISSÃO VELHA-BARBALHA-JUAZEIRO DO NORTE-CRATO CE acompanhando a BR 122 seguiria a EXU ,ARARIPINA PE,PETROLINA PE/JUAZEIRO BA,BELO HORIZONTE MG,SÃO PAULO para seguir pela antiga ferrovia SÃO PAULO-PONTA GROSSA PA, CAÇADOR SC,SANTA MARIA RS onde teria ramificações a RIO GRANDE RS; SANTANA DO LIVRAMENTO RS/RIVERA (URUGUAI),MONTEVIDÉU; URUGUAIANA/PASO DE LOS LIBRES(ARGENTINA) BUENOS AIRES .
5) Estender um ramal de TABORDA MA ao TERMINAL PORTO FRANCO MA passando por áreas produtivas de soja e milho em BALSAS,RIACHÃO E CAROLINA MA,
6)Estender um ramal de ARAGUAÍNA TO a MARABÁ PA nas FERROVIAS CARAJÁS e FUTURA PARÁ MATO GROSSO
CONCLUSÕES :
COM ISSO intensificar o comércio tanto interno como externo do BRASIL e fortaleceria O ARCO NORTE
MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
Nenhum comentário:
Postar um comentário