Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de julho de 2020

A FERROVIA TRANS NORDESTINA,ARCO NORTE E BR 230 TRANSAMAZÔNICA

A FERROVIA TRANS NORDESTINA será uma grande integração no ARCO NORTE ,ela iniciará em forma de Y simultaneamente nos 2 terminais ferroviários da FERROVIA NORTE SUL:em ESTREITO/PORTO FRANCO MA e ARAGUAÍNA TO,juntas se encontraram em TABORDA MA ,seguindo a BOM JESUS PI, PAULISTANA PI Leilão da Ferrovia Norte-Sul deve ser realizado no início do ano que vem |  Agência Brasil

 A FERROVIA NORTE SUL será a espinha dorsal da logística do BRASIL ,declaração conjunta  da MINISTRA DA AGRICULTURA TERESA CRISTINA COSTA  e do MINISTRO DA INFRA ESTRUTURA ENGENHEIRO TARCÍSIO GOMES DE FREITAS em julho de 2019,ela ligará BELÉM BARCARENA PA a RIO GRANDE RS,URUGUAIANA RS SANTANA DO LIVRAMENTO RS/RIVERA ,conectada á FERROVIA DE CARAJÁS seguir a SÃO LUIZ MA ,tendo projeto de ligar mais 100 km ate ALCÂNTARA MA ,já que SÃO LUIZ MA sofre congestão.  
 MATO GROSSO em forma individual é o maior produtor de soja do BRASIL ,mais a conjunção de estados MAPITOBA MA DE MARANHÃO(SUL), PI DE PIAUI(SUL),TO DE TOCANTINS ,BA DE BAHIA(OESTE) é a maior produtora de grãos: soja,milho,arroz,feijão,algodão  trigo de forma mecanizada,também a região centro sul do PARA também entrou na visão do agronegócio.
Grupo interministerial debaterá soluções para a ferrovia Transnordestina  ::..


Ainda falta ligar ARAGUAÍNA TO e ESTREITO/PORTO FRANCO MA a ELISEU MARTINS PI ,já tendo em parte prontos os trilhos a SALGUEIRO PE onde fará um T um ramal seguirá a RECIFE PE/SUAPE  e outro ramal a MISSÃO VELHA CE onde aproveitara os trilhos da antiga FERROVIA a FORTALEZA tendo como grande polo de exportação PECÉM CE.
 Atualmente uma pequena parte da soja do PIAUI sair por PARNAÍBA PI mais a maior parte usa a ROTA NORDESTINA DA SOJA que é a BR 020 PICOS PI/FORTALEZA CE.
 A BR 230 ou TRANS AMAZÔNICA une de LÁBREA AM a CABEDELO PB ,passando pelo porto de MIRITITUBA PA ,em LÁBREA AM se liga á BR 317 levando a RIO BRANCO (ACRE) e ao PERU na SAÍDA DO BRASIL AO PACÍFICO ; em sentido contrario poderá levar no ARCO NORTE aos portos de CABEDELO PB ,ARAIA BRANCA RN,MACAU RN,NATAL RN. 
 A BR 230 ou TRANS AMAZÔNICA une de LÁBREA AM a CABEDELO PB ,passando pelo porto de MIRITITUBA PA ,em LÁBREA AM se liga á BR 317 levando a RIO BRANCO (ACRE) e ao PERU na SAÍDA DO BRASIL AO PACÍFICO ; em sentido contrario poderá levar no ARCO NORTE aos portos de CABEDELO PB ,AREIA BRANCA RN,MACAU RN,NATAL RN.



Portos do Arco Norte e do Nordeste - Portogente


Para o comercio externo brasileiro O ARCO NORTE tem estas distancias : FORTALEZA/PECÉM CE se encontra a 6000 km de NOVA YORK e WASHINGTON/BALTIMORE (EUA), 6500 KM DE HALIFAX  (CANADÁ), 3000 KM DE DACAR(SENEGAL),4500 km do ESTREITO DE GIBRALTAR e 5000 km de LISBOA(PORTUGAL), 4700 KM DO CANAL DO PANAMÁ;NATAL RN se encontra a 2300 km de DACAR(SENEGAL) 4500 KM DE ESTRITO DE GIBRALTAR .5000 km de LISBOA(PORTUGAL);RECIFE PE SE ENCONTRA a 2500 km de DACAR (SENEGAL) ,CABEDELO PB SE ENCONTRA A 2400 KM DE DACAR(SENEGAL).
 O ARCO NORTE vai gerar novos empregos diretos e indiretos e poderá ser o renascimento do ACRE, PARÁ e todos OS ESTADOS DO NORDESTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário